Artigos Alma do Negócio

10 de junho de 2015

Fundação Lemann convoca o público para votar na melhor solução tecnológica de estímulo ao engajamento de pais na educação

Chegou a hora de escolher o vencedor da chamada de projetos para o Engajamento de Pais na Educação, uma parceria da Fundação Lemann e Omydiar Network. O edital, que recebeu inscrições de todo país, tem o objetivo de encontrar um parceiro para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que estimulem o engajamento dos pais na educação de crianças de 4 a 10 anos. E nesta última etapa, a Fundação Lemann quer a ajuda do público para escolher o ganhador entre os finalistas.

Pais engajados
A iniciativa teve origem em estudo realizado pela Fundação Lemann e Omydiar Network e que ouviu pais, professores, diretores de escolas e especialistas para entender como podemos evoluir em direção a uma sociedade totalmente engajada com a educação. Os resultados apontaram que, primeiramente, os pais devem estar engajados com a educação de seus próprios filhos, para então começarem a se envolver com as escolas e finalmente com o tema educação de maneira mais ampla.

A pesquisa revelou também a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais para o futuro das crianças. Ou seja, autonomia, estabilidade emocional, sociabilidade, capacidade de superar fracassos, curiosidade e perseverança são algumas dessas habilidades que contribuem para o melhor aprendizado e desenvolvimento do aluno. Ficou claro que a educação vai muito além de aulas, exercícios e provas.

Por isso, entender e inspirar o envolvimento da sociedade na educação do Brasil foi o principal foco para a convocação de projetos nesta área. Pais podem afetar a qualidade da educação no Brasil e moldar uma nova geração de alunos. “A Fundação Lemann quer contribuir para o engajamento das famílias brasileiras na vida escolar de crianças de 4 a 10 anos. Para isso, precisamos conscientizar os pais da importância de sua participação, inspirar o envolvimento e fazer com que se sintam seguros para exercer sua influência”, afirma Lucas Machado, coordenador de projetos da Fundação Lemann.

Faça sua parte: vote!
Para estabelecer hábitos de engajamento em larga escala, é importante alcançar o maior número possível de pais, regularmente. Por isso, a tecnologia é uma aliada fundamental para o desenvolvimento do projeto que a população vai ajudar a escolher, entre os dias 3 e 19 de junho, por meio de votação popular no site da Chamada de Projetos Para o Engajamento de Pais na Educação. O vencedor terá acesso à orientação de mentores, workshops, parcerias com escolas públicas para testes e validações, além de apoio financeiro.

Para participar da votação, entre no site www.fundacaolemann.org.br/engajamentodepaisnaeducacao/, conheça mais sobre cada um dos concorrentes e escolha o seu favorito.

Sobre a Fundação Lemann
Educação de qualidade para todos os estudantes brasileiros e líderes promovendo a transformação social do Brasil. Esta é a missão da Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e apoia projetos inovadores em educação, realiza pesquisas para embasar políticas públicas, oferece formação para profissionais da educação e para lideranças de várias áreas.

Sobre a Omidyar Network
A Omidyar Network parte de um preceito fundamental: as pessoas são inerentemente capazes, mas geralmente lhes faltam oportunidade. Acreditam que se investirem em pessoas, por meio de oportunidades, elas vão dar retornos positivos para elas mesmas, para suas famílias e para o mundo em geral. Omidyar Network investe em empreendedores que partilham o compromisso em avançar produtos sociais na medida e na escala que o mundo precisa hoje. Estão focados em cinco áreas-chave que acreditam ser as bases para sociedades prósperas, estáveis e abertas: internet e dispositivos móveis, educação, inclusão financeira, transparência governamental e direitos de propriedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>